Uma festa para mais de 1 mil pessoas, no domingo, com procissão religiosa, missa, risoto, churrasco e doces, além de show musical, marcou as comemorações dos 100 anos da capela da localidade de Linha 7, no interior de Jaguari. Idealizada em 1917 e inaugurada em 1923 na comunidade, que era predominantemente de imigrantes e descendentes de poloneses, a igreja católica era dedicada a Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Anos mais tarde, em 1942, foi dedicada a Santo Estanislau Kostka, também de origem polonesa. Em 2003, a capela foi restaurada, e no dia 13 de julho daquele ano, foi feita uma festa para comemorar a reforma, com a presença do então bispo Dom Ivo Lorscheiter e padres como Rodolfo Ceolin, nascido na comunidade.
Na localidade de Linha 7, onde vivem até hoje muitos descendentes de poloneses, alemães e italianos, é mantida a tradição de fazer a festa, em homenagem ao padroeiro, sempre no primeiro domingo de novembro. Neste domingo, mais de 1 mil pessoas participaram. Uma procissão saiu da capela centenária e foi até a quadra coberta da comunidade, onde foi celebrada a missa.
Um almoço com o tradicional risoto colonial italiano e 700 quilos de churrasco foi servido. Foram vendidos mais de 15 mil doces, além da tradicional salada de frutas. A festa foi preparada e organizada por mais de 30 pessoas da comunidade - Salete Gorski foi a festeira desta edição. À tarde, houve baile com Márcio Correia e grupo.